ABL marca prensença na FLICO 2025
- Miram Hermes
- 31 de ago.
- 2 min de leitura
A Academia Barreirense de Letras (ABL) marcou presença na primeira edição da Festa Literária Caminhos do Oeste (Flico), realizada dias 21 e 22 de agosto na Secretaria Municipal de Educação, em Cristópolis.
Membro da academia, a escritora Antônia Prado participou da abertura e lançou o livro ‘Vem comigo que eu te conto’, produzido em coautoria com estudantes do ensino fundamental do município. Ela participou ainda do lançamento na cidade do livro ‘A Leveza do Haicai’, obra em que divide a autoria com as poetisas Marcia Rasia e Marilde Guedes.
“A ABL teve participação efetiva na Feira Literária, realizando diversas atividades: mesa de reflexão, oficinas, coordenação dos lançamentos de livros”, afirmou a presidente da instituição, Marilde Guedes, destacando que alguns membros lançaram ou relançaram obras, enriquecendo o evento com outros escritores.
“Nós da ABL ficamos muito honrados com o convite para participar e contribuir com a Flico, pela possibilidade de fomentar a leitura, a escrita e a produção literária no Território, para o empoderamento humano”, ressaltou.
Entre os eventos da festa literária, a roda de conversa ‘Adversidade em debate: gênero, raça e religião’, foi mediada pela escritora e membro da ABL, Márcia Rasia, e contou com a participação dos também membros da instituição, Ananda Lima e Zeca Pereira, bem como da escritora Brígida Neta de Freitas.
Ao todo foram lançados seis livros de escritores do Oeste baiano, em programação coordenada por Márcia Rasia. Entre as obras apresentadas em Cristópolis, um dos destaques foi ‘Águas do Oeste baiano’, do poeta e membro da instituição, Roberto de Sena.
Vale destacar ainda a participação dos membros da ABL nas oficinas, como as escritoras de literatura infantil Tina Laura, que realizou a oficina ‘Casos e causos regionais’ e Ananda Lima, com a oficina de Contação de Histórias. Já o cordelista e poeta/ABL Zeca Pereira, ministrou uma oficina de Poesia.
Também o poeta Vivaldo Mota integrou a comitiva de literatas presentes na festa literária, representando a academia. A organização geral da Flico teve à frente o economista e agente cultural Maglon Ribeiro.










Comentários