ABL NO SEMINÁRIO ITINERANTE ÒFÒ KUZUELA
- Miram Hermes
- 14 de nov.
- 1 min de leitura

A Academia Barreirense de Letras (ABL) teve uma participação especial no encerramento da terceira edição do Seminário ‘Òfò Kuzuela’ realizado na cidade entre 16 e 18 de outubro em locais como o Instituto Federal da Bahia (IFBA/Barreiras) e a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), na quinta e sexta-feira.
No sábado a programação do seminário movimentou o Espaço Multicultural Brilho do Rio em dia de inauguração, com diferentes manifestações de arte e cultura como a exposição de artes plásticas sob a curadoria de multiartista e membro de ABL, Inácio Cordeiro. Agamenon Amorim, Igor Belchior, Pedrita Marta e Randesmar Vieira também participam da mostra.
O novo Ponto de Cultura contou ainda com música, dança, teatro e contação de histórias, além de recital de poesia da Academia Barreirense de Letras, com os membros Ananda Lima, Roberto de Sena e Théo Araújo.

Docente da Universidade Federal do Oeste da Bahia e vice presidente da ABL, Théo Araujo fez parte da Mesa Oralidades Artísticas do Corpo Negro. Realizada dia 17 de outubro no Ifba, a mesa contou ainda com Maurício faísca (IFBA) e João Vitor Soares (Aldeia/(UFSB). A mediação foi de Diva Bonfim (Secult/Bahia).
O seminário itinerante ‘Òfò Kuzuela’ tem organização estadual do grupo de pesquisa Aldeia (UFSB/CNPq) e termina no dia 20 de outubro em um evento virtual, com transmissão pelo canal do Aldeia Grupo de Pesquisa no YouTube.
O encontro terá a participação de representantes dos quatro territórios que desde o dia 06 deste mês realizaram o seminário (Recôncavo, Salvador, Extremo Sul e Bacia do Rio Grande), visando o fortalecimento da produção artística e cultural no estado, contando com pesquisadores do continente africano.








Comentários