Conferência reúne mulheres da bacia do Rio Grande
- Miram Hermes
- 4 de ago.
- 2 min de leitura

A Academia Barreirense de Letras, instituição que integra o Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter) Bacia do Rio Grande, mediará o Eixo: ‘Educação não-sexista e cultura igualitária’, na 5ª Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres (5ª CTPM).
O evento vai movimentar o auditório do campus IX da Uneb, em Barreiras, na quarta-feira (06) e deve reunir representantes dos municípios do Território de Identidade da Bacia do Rio Grande, entre 8h e 17h. Nas últimas semanas a comissão organizadora manteve uma série de reuniões para acertar os preparativos finais para a conferência.
“Como instituição social, preocupada com a garantia dos direitos culturais assegurados constitucionalmente, a ABL não poderia ficar ausente desse debate”, pontuou a presidente da academia, escritora Marilde Guedes.
Com a presença da secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, o encontro tem como tema, ‘Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas’. A conferência visa estimular os debates, discutir as políticas existentes, bem como debater novas ações prioritárias para o público feminino regional.
O encontro de Barreiras é uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres (5ª CEPM), que será realizada, de 27 a 29 de agosto, em Salvador, com foco também na Conferência Nacional (5ª CNPM), que acontecerá, em setembro, no Distrito Federal.
Neste contexto, este ano já foram realizadas mais de 160 conferências em municípios baianos. “Agora, partimos para as conferências territoriais, em uma demonstração da importância desta agenda para os poderes públicos e para toda a sociedade. Estamos trabalhando por um futuro que contemple todas as mulheres na sua diversidade, pois a luta por direitos e igualdade é de todas e para todas”, afirmou Cadore.
Além do eixo que será mediado pela ABL, estarão em debate outros quatro eixos temáticos: Participação política paritária e fortalecimento da democracia; Enfrentamento às violências de gênero; Autonomia econômica e mundo do trabalho e Saúde integral, direitos sexuais e reprodutivos.
Com o envolvimento de diferentes instituições e entidades de Barreiras e região, a conferência regional tem à frente a professora Nilza Martins, coordenadora do Codeter Bacia do Rio Grande.

Comentários